Qualidade de Vida
Qualidade de vida é a procura de uma existência feliz em interação do eu com o outro (plural).
O conceito de qualidade de vida ganhou uma importância e interesse especiais tanto em investigação como nas práticas dos serviços sociais, educação e saúde ao longo das três últimas décadas. Todos os esforços e avanços realizados durante aquele período permitiram que o conceito de qualidade de vida tivesse evoluído a partir de uma noção inicial de sensibilização para se tornar num poderoso agente de mudança social e organizacional. Assim, a busca pela qualidade é agora um objetivo compartilhado por utentes, serviços, profissionais, organizações, políticos e financiadores, trabalhando em conjunto para alcançar um serviço de qualidade e valores de processo apreciados pelos própris utentes com vista a melhorar a sua qualidade de vida.
Atualmente, serviços e políticas para os idosos e para as pessoas com deficiência no nosso país são confrontados com mudanças significativas que visam criar condições destinadas a alcançar melhores serviços no seio das comunidades, bem como disponibilizar apoios mais individualizados. Este processo representa uma nova maneira de olhar para os destinatários dos serviços. Agora procura-se que a prestação dos apoios e serviços se centre na pessoa, nas suas potencialidades de melhoria e nos fatores envolventes que influenciam a sua vivência quotidiana. Paara tal, tornam-se necessárias alterações na estrutura e nas políticas organizacionais e, principalmente estratégias de avaliação que permitam avaliar o grau do efeito dos apoios recebidos.
Podemos afirmar, portanto, que, hoje, junta com os apoios e a auto-determinação, a qualidade de vida tornou-se o motor que orienta as práticas profissionais e os objetivos dos vários serviços de intervenção social. No entanto, apesar dos progressos realizados pela investigação quanto à definição do conceito, ainda são necessários mais estudos similares para fornecer aos profissionais e serviços ferramentas e estratégias relevantes de avaliação que favoreçam a obtenção de dados capazes de gerar novas medidas orientadas para o aperfeiçamento da qualidade.
(Texto trabalhado na Unidade Curricular Inclusão e Qualidade de Vida lecionada pelo Professor Doutor Jorge Serrano)