Projeto

I. Designação do Projeto

“Qualidade de Vidas”

I.I Fundamentação do Projeto

Este projecto surge no âmbito da Unidade Curricular Comunicação e Tecnologias em Animação Sociocultural.

Numa fase tão importante, como esta que antecede a conclusão do mestrado, é imprescindível estabelecer metas, objetivos e acima de tudo definir temas a abordar no desenvolvimento do projeto final. Neste sentido, surgiu a hipótese de trabalhar os indivíduos, a sua visão da qualidade de vida e o modo como a encaram.

Enquanto profissionais de intervenção e animação social e conscientes da importância da procura constante pela felicidade, impregnada no ser humano, ambiciona-se compreender a importância dada ao tema por cada um de nós.

Considera-se que entrosando a utilização das novas tecnologias como forma de dar a conhecer ao público em geral o que se pretende estudar, funciona como um modelo inovador para reinventar novas estratégias, conceitos e práticas de modo a satisfazer as necessidades sociais atuais.

Qualidade de vida é a procura de uma existência feliz em interação do eu com o outro.
Tal afirmação remete-nos indubitavelmente para a importância dos estudos em qualidade de vida e o seu impato na melhoria das condições de vida das pessoas.

Compreender o modo como a própria população com que se trabalha se retrata e entende a sua vida como um caminho a percorrer para a busca constante da felicidade, é, um importante ponto de partida para um trabalho mais inclusivo.

Qualidade de vida é um termo sobejamente conhecido nos nossos dias, associado comummente a aspetos positivos da vida. No campo científico, e desde há algumas décadas, tem suscitado muito interesse.

O aperfeiçoamento da intervenção, o desenvolvimento de modelos específicos de avaliação de programas centrados na pessoa (e numa perspetiva ecológica), o incremento da participação das pessoas em todos os processos e decisões em que estão envolvidos crêem-se como os principais ganhos do conceito de qualidade de vida.

Medir a qualidade de vida das pessoas é pedir que evidenciem os seus gostos, desejos, metas, aspirações. Avaliar e criar programas de acordo com os resultados é assegurar uma participação nos processos que as afetam. Os estudos de qualidade de vida têm um enorme impacto, uma vez que permitem uma intervenção adequada à realidade, através do desenho de programas onde sobrelevem as desigualdades justas em detrimento das igualdades injustas. A qualidade de vida é um conceito fundamental para todo e qualquer ser humano.

 

II. Objetivos Gerais

Divulgação do projeto através de serviços e ferramentas online;

Feedback dos cibernautas acerca do tema desenvolvido.

 

II.I Objetivos Específicos

Elaboração de um questionário online;

Criação de um site;

Criação de uma página no Facebook.

 

 

III. Destinatários

1ª Fase – População utilizadora de redes sociais

2ª Fase – Crianças e jovens destinatários e beneficiários do Projeto Tu Kontas (+ ainda)

               Idosos – utentes do Centro de convívio sénior de Arruda dos Vinhos

 

IV. Metodologia

O Projecto Qualidade de Vidas prevê a utilização de serviços e ferramentas online, de forma a perceber a opinião dos cibernautas acerca da importância dos estudos de Qualidade de Vida. É, portanto, um Projeto que recorre à metodologia investigação-ação. Modalidade investigativa mais adequada à avaliação diagnóstica da qualidade de vida e à consequente intervenção para melhorar a situação encontrada.

Serão ainda, numa 2ª fase, utilizadas metodologias activas e participativas onde os destinatários terão um papel activo assumindo uma participação na planificação, implementação e avaliação do processo de intervenção.

Esta forma de trabalho concebe os participantes como agentes activos na construção - levantamento de necessidades e na reconstrução - adequação da intervenção no terreno durante todo o processo, na medida em que se deve partir sempre da realidade e da experiência dos destinatários.

 

V. Operacionalização dos Recursos

V.I Recursos Humanos

 Ana Cristina Domingos – Técnica Superior de Serviço Social

Marcelina Vitorino Lopes – Técnica Superior de Serviço Social

 

V.II Recursos Materiais

Dois computadores

V.III Recursos Online

Página do Facebook

Alojamento num domínio gratuito – Webnode

Google Docs

 

VI. Avaliação

VI.I Resultados Esperados

Feedback dos cibernautas acerca da importância dos estudos de Qualidade de Vida e o seu impacto na melhoria das condições de vida da população.

 

VI.II Indicadores e Instrumentos de Avaliação

 

INDICADORES DE AVALIAÇÃO

 

 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Número de questionários preenchidos

Questionário de avaliação da Qualidade de Vida

Número e natureza dos comentários ao questionário

Questionário de avaliação da Qualidade de Vida

Número de seguidores (Gosto) na página do Facebook

Página do Facebook

Número e natureza dos comentários na página do Facebook

Página do Facebook – Qualidade de Vidas

Número e natureza dos comentários no site Qualidade de Vidas

Site Qualidade de Vidas